Reflexões sobre o carimbó de Irituia

Estive refletindo, a partir das minhas leituras sobre o tema, o quanto o carimbó de Irituia perdeu, em termos de tradição e aprofundamento da própria cultura, quando houve a separação da "festa de carimbó" da "celebração ao São Benedito"!
Talvez nesse fato (a separação) se de a explicação do crescimento do nosso Festival de Carimbó, uma vez que a prefeitura assumiu a organização da festa nesse momento e então os investimentos nessa organização se tornaram maiores, pois antes, ao que me parece, e seguindo o que acontece nos outros municípios, era a igreja e a comunidade devota de São Benedito que tomavam conta da organização da festa, logo a mesma era mais simples.
Portanto tivemos um afastamento das verdadeiras raízes que compunham a festa do carimbó que era a presença do elemento religioso, era ele o ele espiritual da festa, era a religião o elo de ligação verdadeiro entre a festa e o povo. Hoje temos um grande festival de carimbó (é verdade, talvez o maior de todos) porém percebe-se que se trata de uma cultura rasa na percepção popular. Se dança e se gosta de dançar carimbó em Irituia de forma puramente visual, de se olhar mesmo, pois não há mais os "porquês" de significado no inconsciente coletivo do povo de Irituia.
Tudo isso que acabo de escrever se trata de grandes especulações, sem nenhum fundo cientifico, mas, ao mesmo tempo é uma reflexão fecunda a pesquisa, tanto para comprovar quanto para refutar o que se apresenta.
Precisamos pesquisar sobre Irituia! Falar sobre nossa cultura, sobre nossa história!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

O HOMEM DIAMANTE

Mês de janeiro em Irituia