Apenas olham as palavras



As vezes quando nos irritamos com a situação da nossa cidade, ou do nosso país, ou do mundo inteiro, não conseguimos encontrar explicações, tudo parece distante e as respostas escondidas, tudo muito complexo. Mas estive observando, em minha lida de professor, um dos alicerces de toda problemática social, não tenho dúvidas disso, talvez não seja apenas isso, mas o que tenho a dizer demonstra o começo de tudo talvez.
Grande parte de meus alunos, a partir da quinta série, tiram notas baixas, por conta de algo que deveria ser o básico, NÃO SABEM LER, com isto, ou em cima disto, vai se acoplando todas as possíveis explicações para repetências, desapegos, "cegueiras" e alienações. Como alguém que não consegue ler, vai ser um cidadão, no uso pleno de seus direitos, impossível. Não saber ler é sinal de que não há interesse em "ler", pois digo, ler em sentido pleno, entender o que se ler e não apenas reproduzir o que esta escrito. A leitura abri as portas para outro mundo que esta escondido atrás do que aparece na TV e do que se conta nas conversas de esquina. O mundo de quem ler é cheio de possibilidades e inquietações, ao contrário dos de pouca leitura, reduzido ao que se vê até o horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

Mês de janeiro em Irituia

O que me conforta