A caixinha fechada irituiense


Essa não é uma reflexão de quem não ama Irituia, ou de quem só quer polemizar, ou falar mal e etc. Não! Quem me conhece sabe da minha grande dificuldade de sair de Irituia (três dias fora daí, só falto ficar doido), do meu amor doentio por esse município, sabe das minhas pequenas lutas pela cultura, junto de meus irmãos de Quem-te-dera, sabe que tudo que sonho é sempre ligado a Irituia, venho construindo toda minha vida aí. Mas quando se sai um pouco de Irituia, e se retira o amor que se tem por essa terra, é possível enxergar melhor o quanto a vida lá (nesse momento estou em Belém) é uma caixinha 

O novo sofre deveras resistência em todos os sentidos! Falo disso com propriedade, pois a nossa luta junto à associação sempre tenta trazer algo de novo pra cidade e poucos compram a ideia! Vendo daqui é tão triste vê os amigos reclamando pela ausência de serviços básicos por parte do poder público! Uma cidade tão pequenina, poderia ser tão melhor cuidada. Sinto uma grande revolta contra os feitos dos nossos últimos representantes políticos, essa troca sabida entre os grupos de poder. 

Nossa juventude encarcerada por uma única verdade do que é ser jovem! Ir pras festas, beber, dançar, transar, não se preocupar com nada, não sonhar, tudo isso, e apenas isso, é ser jovem! Nossa juventude não se sente comprometida consigo mesma e nem muito menos com a sociedade. Sei que essa reflexão sobre a juventude não é exclusiva de Irituia, mas Irituia é o foco dessa reflexão. Quem sai de Irituia e mora fora por um tempo, quando volta sempre fala a mesma coisa, "quase nada mudou por aqui". E nada muda realmente! Rotinas fixas, um marasmo permanente, rompido apenas pelo rompante das aparelhagens da cidade. 

Claro que tem muita coisa boa por lá, principalmente as pessoas que gostamos, a nossa cultura tradicional, nossos igarapés, nossa natureza.
 
Essa "caixinha" impede que possamos refletir melhor quando estamos dentro dela, fora é possível facilmente perceber como a vida é grande, não estou dizendo que seja melhor, mas que é maior, mais cheia de afazeres, de escolhas, de possibilidades, e que a dita "normalidade" é muito mais plural do que se aparenta ser em Irituia. Sonho como Irituia mais aberta à outras coisas boas que existem fora dela, uma Irituia renovada em essência, da política à cultura, da educação ao trabalho. Sonho com uma Irituia melhor e ser melhor é ser diferente dessa que hoje temos, diferente no que hoje é ruim e aprimorada no que é boa.

Feliz Natal a todos irituienses cristãos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

O HOMEM DIAMANTE

Mês de janeiro em Irituia