Minha relação com Irituia

Sempre que estou em Belém reflito sobre o que quero da minha vida em alguns pontos. Em Irituia falta muita coisa que me satisfaça, principalmente do ponto de vista do entretenimento, infelizmente não me encontro plenamente no que tem na minha cidade e isso me empurra pra Belém. Chegando aqui, Belém, me deparo com um mundo muito maior, cheio de opções (se comparado a Irituia), porém cheio de medo, de portões fechados, de pressa, de trânsito pesado, um mundo caro e segregacionista! Temos por aqui as típicas e grandes contradições da cidade grande. Então bate a saudade da terra do pão e a contradição explode no meu peito, aquela vicelagem de lá (Irituia) faz falta 😀. Daqui é possível, por comparação, valorizar a simplicidade de Irituia, mas isso não quer dizer que eu queira só aquilo, essa tal simplicidade, e por isso penso na minha história junto a associação Quem-te-dera, sem dúvida é nela onde encontro o sentido de estar em Irituia. 

Essa é a minha grande luta, é a minha grande utopia, minha fé, fazer de Irituia o meu lugar ideal pra viver! Muita gente não entende e até torce pra que eu desista, já que nesse caminho a gente acaba conquistando alguns desafetos, mas estando aqui por Belém, renovo meus votos de luta pela minha cidade, posso um dia desistir de Irituia e sair de lá, mas ainda não vai ser agora. Saiu de Irituia, consumo a cultura e o entretenimento que me falta em Irituia, mas reparem, eu CONSUMO, e consumir é muito vazio, é pouco pra mim, não consigo me sentir pleno, porém quando faço um carimbó acontecer na terra do pão e vejo a satisfação da molecada meu coração bate mais forte, quando a gente se lasca pra por rock por lá pra aquela meia dúzia de "maluco" que gosta e eu vou até eles e pergunto se eles estão gostando e eles dizem que sim, pronto, valeu a pena. 

Me sinto vivo quando ligamos a câmera e cavamos a memória dos ilustres personagens de Irituia, quando ajudamos a contar essa história! Por isso tudo, ainda vejo sentido em continuar! Sendo do contra! Sendo do time dos "polêmicos"! Fazendo parte de um grupo de sonhadores que vira e mexe pensam em largar tudo, mas não largam, porque isso é sonho e luta pra vida toda! Tudo isso aqui que vos escrevo faz parte de um renascimento dentro da mesma pele e dos mesmos sonhos! 

Que venha 2018, estamos vivos ainda e nossas utopias continuam a habitar nosso horizonte!
 
Em memória do meu eterno mestre de carimbó Tio Minga, saúdo a todos e faço os votos de que vocês continuem acreditando na nossa cultura, na nossa luta e na melhoria da nossa cidade de Irituia!
Até daqui a pouco Irituia, em janeiro eu chego por aí....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

O HOMEM DIAMANTE

Mês de janeiro em Irituia