Ninguém quer se mostrar fraco

 Ninguém quer se mostrar fraco! 


A nossa sociedade vive da aparência, do vencedor, do bem sucedido... As pessoas preferem se reprimir muitas vezes por vergonha de falar, por vergonha de não ser compreendido, por vergonha de expor uma vulnerabilidade.


Acho que essa experiência que estou vivendo, apesar de difícil, tem me ensinado o quanto é libertador quebrar as máscaras. O quanto faz bem aceitar que sozinho a gente não consegue, que a gente precisa do outro. Nessas horas de dificuldade a gente passa a entender o que realmente tem valor. Eu fiquei extremamente feliz em receber tanto apoio de quem teve acesso ao meu relato, amigos de agora, amigos de outrora, amigos que estão distantes, amigos que fazemos aqui pelas redes... Me fez um bem danado e me apontou, sem querer, um caminho. Um jeito de resignificar esse momento. 


Se eu soubesse que seria tão simples, usar da minha escrita como forma terapêutica, teria feito isso antes... Mas eu também tive medo de me expor, assim como muitos tem. Mas foi libertador, porque a gente sente o amparo de quem gosta da gente e isso tira o caboclo da fossa mesmo. 


Portanto meus queridos, não adianta viver fazendo capa, fazendo pose, dando sorriso amarelo se dentro do peito o coração tá apertado. Se na cabeça as coisas estão embaralhadas. Não adianta viver em busca de tudo aquilo que a sociedade elege como felicidade, como perfeição, aqui nesse ponto me refiro inclusive aos cuidados com corpo. Buscar saúde é diferente de buscar um padrão, de se enquadrar a qualquer custo. Deve doer muito não se aceitar e isso aos poucos vai adoecendo também a pessoa. 


Eu nas minhas paranóias vivia sempre me comparando aos meus ídolos, grandes figuras da história que não passaram desapercebidas por esse mundo. Eu queria ser um desses. Um grande homem. Um revolucionário. Alguém a ser ouvido... Mas não deu... A minha vida é outra, a minha história é a minha história e eu demorei muito pra aceitar isso, foi preciso ir a terapia mesmo, falar dessas frustrações e aos poucos ir aceitando a minha própria vida. 


Tem coisas que são muito simples pra algumas pessoas e que pra outras são dificílimas, como apenas viver a própria vida contente e feliz, claro, desde que satisfeita condições mínimas materias de subsistência. Leva tempo pra gente se conhecer, é um processo lento. Talvez a gente não consiga mesmo sozinho, como no meu caso. 


Amadurecer é uma palavra muito pesada. Acho que a gente deveria respeita-la um pouco mais. Acho que ser maduro, por exemplo, é entender que a gente foi enganado durante muito tempo. Pois a vida é dura e a gente possivelmente sofre mais do que esperava. É duro aceitar que a maioria, e provavelmente eu e você, não somos especiais, somos no máximo medianos, que a gente pode perder um parente de repente, pode não conseguir entrar na faculdade que queria ou mesmo em nenhuma, que talvez a gente não vá viajar pra fora do Brasil e que a tal da meritocracia é uma teba duma mentira. Leva tempo. Leva tempo pra gente entender o significado de muitas palavras. Leva tempo pra gente entender o que é amor. 


Dito tudo isso, finalizo dizendo. Respeite a si mesmo e ponha-se a frente da opinião alheia. Ponha sua saúde a frente. Ponha sua história a frente. Não se reprima pra se enquadrar. Tenha humildade sempre. Se aceite. Respeite seus valores e procure sempre não julgar ninguém sem ao menos conhecer de fato essa pessoa. Peça ajuda. Fale. Caminhe. Faça exercício.


Ps. Eu tô inspirado, olha. Não se enjoe desses textos. Tem a minha alma aí. Tem uma tentativa de se afirmar e assim ajudar também quem tá na pior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

O HOMEM DIAMANTE

Mês de janeiro em Irituia