Ser fiel a si mesmo

 Ser fiel a si mesmo...


Acho que só com o tempo, muito esforço e investigação sobre si mesmo a gente começa a separar as coisas. 


Começamos a separar o que é nosso e o que é dos outros, começamos a si aceitar e a si perceber e dentro disso é necessário um grande exercício de humildade porque nem tudo na gente é bom e sem humildade pra aceitar isso nunca iremos se propor a melhorar.


Ser fiel a si mesmo é não abrir mão, em hipótese alguma, de nossos valores, de nossos gostos, crenças e formas de enxergar, perceber e viver o mundo. 


É entender que, por exemplo, a maioria das pessoas vai ter atitudes, quereres e gostos diferentes do seu e você não é obrigado a si enquadrar naquilo só pra agradar o grupo ou a uma pessoa específica.


É entender que em algum momento você vai acabar desagradando pessoas por pensar e agir da forma que você acredita.


Mas ser fiel a si mesmo não pode se confundir com ser uma pessoa cheia de convicções e ideias prontas e acabadas, não pode se confundir com ser uma pessoa "cabeça dura", fechada sobre si mesma, inflexível e cheia de preconceitos.


A gente tem que honrar aqueles princípios que nos tornam humanos, como a bondade, generosidade, empatia, sensibilidade, compaixão, honestidade e etc. Não podemos nos deixar cair num relativismo infinito onde tudo "depende". 


Somos seres em processo e nunca chegamos ao fim disso, o que nos diferencia um dos outros é a capacidade de se perceber e justamente procurar melhorar, procurar evoluir na construção desse processo de humanização.


Hoje já consigo me sentir a vontade em não ir numa determinada festa ou lugar popular, por exemplo, que não me sinto bem, e isso nada tem a ver com preconceito e sim com experiência, eu já sei onde eu caibo. 


Hoje em dia já sei o que dá e o que não dá pra mim e isso me deixa leve porque já não me preocupo mais em agradar a opinião do outro. 


Hoje em dia eu já não tenho vergonha de me afirmar enquanto pessoa e dizer "não"! Não dá, não gosto, não é a minha, não me sinto bem, não acho legal, não acho correto, não concordo... E isso é libertador! 


Eu aprendi que há gente de todo jeito e grupos de todos estilos, lugares de todos estilos, então tem espaço e pessoas pra todo mundo e de todo jeito, ninguém tem que se "encaixar" a contra gosto em nada. Na verdade a gente tem que procurar a nossa turma ou turmas... 


O certo é que a gente pode ser o que quiser, cada um na sua, sempre respeitando, na medida do humano, o outro! O que não devemos fazer é viver o amargo de si propor a ser aquilo que não somos só pra agradar o outro, seja esse outro os pais, parentes, cônjuges, colegas de trabalho, amigos, o padre, o pastor e até Deus... 


Você é o que é, pode melhorar se quiser ou manter-se o mesmo e sofrer as consequências dessa escolha. Só não seja uma farsa a si mesmo e para o outro. Mostre sua cara!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém é especial!

O HOMEM DIAMANTE

Mês de janeiro em Irituia